quarta-feira, 1 de maio de 2013

PLANALTINO REALIZA 1º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DO PACTO ESTADUAL PELA EDUCAÇÃO


Na última terça-feira, 30 de abril de 2013 na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação do município de Planaltino-BA, aconteceu o primeiro encontro de Formação de Professores Alfabetizadores do Pacto Estadual pela Educação, uma proposta de integração das redes e sistemas públicos de ensino, com material didático para os professores e alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I para garantir a alfabetização com o letramento.
Kit de trabalho dos alunos


Participaram do encontro os 5 professores que atuam no 1º ano do ciclo de alfabetização, os Coordenadores Pedagógicos do Município de Planaltino. A turma esteve reunida com a Coordenadora Municipal do Programa Maria das Graças Sudré e a Orientadora de Estudo do programa a Coordenadora Pedagógica Juliana Oliveira que debateu sobre a importância do programa para a formação dos professores alfabetizadores.
Os professsores e coordenadores pedagógicos foram recepcionados com o “tempo para gostar de ler” - contação de história “O grande rabanete” pela Pedagoga Juliana Oliveira. Nesse momento, os cursistas foram convidados para serem os personagens tornando-se parte da história com muita alegria e música. Assim, enfatizou-se a importância da leitura através do tempo para gostar de ler de forma lúdica e prazerosa.
Em seguida, houve o momento da dinâmica “vestindo a camisa” com o objetivo de chamar a atenção sobre a importância do Pacto que assumimos com a alfabetização, ressaltando que todos os  envolvidos neste processo têm a responsabilidade tanto coletiva, quanto individual. Assistiu-se o vídeo “trabalho em equipe”,  onde enfatizou-se a seriedade de um trabalho realizado por todos.
A Orientadora de Estudos,  a pedagoga Juliana Oliveira apresentou o Pacto pela Educação aos professores, seguida da Proposta para Alfabetizar Letrando e da Organização Didática oportunizando  aos docentes um maior  contato com todo material  que compoe o kit do pacto: livros, cartelas, cartazes e jogos.

programação do turno vespertino iniciou-se com  o tempo para gostar de ler, onde a Orientadora  fez o convite a um curista para realizar  uma leitura. Assim, a coordenadora da Escola Municipal Cantinho do Saber Elizabeth Burke aceitou o convite e fez o tempo para  gostar de ler com o texto “Uma boa cantoria”, afinal:  -- É tão bom! E não faz mal a ninguém. 
Seguindo a programação, chegou o momento do planejamento. Os professores reuniram-se com seus coordenadores pedagógicos e iniciaram o planejamento do 1º mês da rotina didática do Pacto.
Equipe do Pacto Estadual planejando
Finalizando o encontro,  teve-se o momento da memória, os professores foram convidados a escreverem sobre o "primeiro dia da formação" : as espectativas, os pontos positivos e os pontos a serem aprimorados, com enfase a  avaliação do dia. Para encerrar as atividades programadas para o dia foi entregue uma mensagem e uma lembrança simbólica de um laço para cada cursista, simbolizando o compromisso que o Pacto seja um "laço" entre a Secretaria M. de Educação, Coordenador Municipal do Pacto, Orientador de Estudos, Coordenador Pedagógico, Professores e alunos. Pois o nó aperta, laço enfeita e o compromisso se firma... simples assim. A todos os que direta ou indiretamente nos ajudaram a realizar o nosso I encontro do Pacto Estadual, a nossa sincera gratidão, o nosso encontro só foi possivel porque prezamos o trabalho em parceria e isso tem feito a diferença em nossos encontros, até aqui. Ressalta a Orientadora de Ensino, a Pedagoga Juliana O. Santos.

Fonte: Orientadora de Estudos do Pacto pela Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Educação é a base da transformação do individuo.